Acomac Parana

INSTITUCIONAL

  • História

    A primeira iniciativa de associação de lojistas de materiais de construção de Curitiba que se tem notícia foi em 1971. Na ocasião, alguns comerciantes, incentivados por colegas empresários de Campinas/SP, fundaram uma instituição de cunho associativo-empresarial, denominada na época Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Curitiba (ACMCC).

    O objetivo principal era defender a categoria das fortes e inconsequentes ações governamentais, que impunha pesada carga tributária e fiscal, causando perdas irreparáveis aos empresários que, desunidos, pouco podiam pleitear junto ao poder constituído. Além disso, fazia parte dos objetivos daquela entidade uma ação forte na defesa dos interesses da categoria contra o início de ações de fornecedores, cujas políticas comerciais começavam a desprestigiar o varejo de material de construção, atendendo consumidores e obras diretamente.

    No dia 05 de agosto de 1988, a associação foi reestruturada sob nova denominação e sob nova liderança empresarial. Os objetivos eram os mesmos da antiga ACMCC, com a diferença de que, já no final da década de 80, o número de empresas na região exigia uma entidade mais forte, melhor organizada e com um plano de ação claro.

    Assim renascia a Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Curitiba, região metropolitana e litoral, seguindo um padrão adotado nacionalmente, com logomarca e propósitos definidos. Desse modo, a Acomac Grande Curitiba passou a considerar como data festiva de sua inauguração o dia 05 de agosto.

    Mantendo a tradição de lutar pelo interesse dos associados, teve em sua gestão os mais importantes empresários, que se revezaram na condução da associação, mantendo o foco de ajudar no crescimento do setor.