Acomac Parana

INSTITUCIONAL

  • História

    A primeira iniciativa de associação de lojistas de materiais de construção de Curitiba que se tem notícia foi em 1971. Na ocasião, alguns comerciantes, incentivados por colegas empresários de Campinas/SP, fundaram uma instituição de cunho associativo-empresarial, denominada na época Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Curitiba (ACMCC).

    O objetivo principal era defender a categoria das fortes e inconsequentes ações governamentais, que impunha pesada carga tributária e fiscal, causando perdas irreparáveis aos empresários que, desunidos, pouco podiam pleitear junto ao poder constituído. Além disso, fazia parte dos objetivos daquela entidade uma ação forte na defesa dos interesses da categoria contra o início de ações de fornecedores, cujas políticas comerciais começavam a desprestigiar o varejo de material de construção, atendendo consumidores e obras diretamente.

    No dia 05 de agosto de 1988, a associação foi reestruturada sob nova denominação e sob nova liderança empresarial. Os objetivos eram os mesmos da antiga ACMCC, com a diferença de que, já no final da década de 80, o número de empresas na região exigia uma entidade mais forte, melhor organizada e com um plano de ação claro.

    Assim renascia a Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Curitiba, região metropolitana e litoral, seguindo um padrão adotado nacionalmente, com logomarca e propósitos definidos. Desse modo, a Acomac Grande Curitiba passou a considerar como data festiva de sua inauguração o dia 05 de agosto.

    Mantendo a tradição de lutar pelo interesse dos associados, teve em sua gestão os mais importantes empresários, que se revezaram na condução da associação, mantendo o foco de ajudar no crescimento do setor.

     

  • Diretoria Gestão Atual

    CONSELHO DIRETOR

     

    Presidente

    Rafael Gipiela – Matergi Materiais de Construção

     

    Vice-Presidente 

    Emerson Stival – Stival Materiais de Construção

     

    1º Vice-Presidente Administrativo

    Ademilson Milani – Milani Materiais de Construção

     

    2º Vice-Presidente Administrativo

    Luiz Aleixo - Raksa Materiais Construção

     

    Vice-Presidente Financeiro

    Altair Luiz da Rocha - Portas e Janelas 

     

    Vice-Presidente de Relações Públicas

    Fernando Costa Pianowski – Lajesul Materiais de Construção

     

    Vice-Presidente de Eventos

    Domingos Barbosa – Casa dos Registros

     

    Vice-Presidente de Patrimônio

    Mario Jorge Benato – Mario Benatto Materiais de Construção

     

    CONSELHO DELIBERATIVO

     

    Presidente

    Rafael Gipiela – Matergi Materiais de Construção

     

    Vice-Presidente

    José Gasparin – Gasparin Materiais de Construção

     

    Vice-Presidente Administrativo

    Nilso Gasparin – Adobe Materiais De Construção

     

    Vice-Presidente Financeiro

    Elcio Túlio – Santa Felicidade Materiais de Construção

     

    Membros Conselheiros

    Alfredo Lopes Junior – Pavin, Pavin Materiais de Construção

    Leandro Balaroti - Materiais de Construção Balaroti

    Adalberto Vieira – Fazendão Materiais de Construção

    Cristiano Nichele – Nichele Material de Construção João Marcelo

    T. Artigas - Madifer Materiais de Construção

    Marcelo Martins – Marcelo Materiais de Construção

     

     

     

     

    CONSELHO FISCAL - mandato 2 anos

     

    Membros Titulares

    Ney Freitas Machado - Mafrei Materiais de Construção

    Paulo Buachack - Buachack Com. Material de Construção

     

    Membros suplentes

    Luiz Cavichiolo – TCA Materiais de Construção

    Jackson Roika – Boa Vista Materiais de Construção

     

    Diretoria Adjunta

    Osmar Kuzma- Matercic Materiais de Construção

     

    Diretoria da Mulher

    Elizangela Barbosa – Casa dos Registro

    Fernanda Guimarães Bedin – Ipumirim Materiais de Construção

    Adrian- Comab Materiais de Construção

     

     

  • Anamaco

    Fundada em dezembro de 1984, a ANAMACO, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, inscrita no CGC sob o n° 60.269.487/0001-34, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e os fabricantes de produtos comercializados pelos revendedores, associações regionais, entidades e comerciantes de material de construção, material elétrico, ferragens, tintas e vernizes.

    As atividades desenvolvidas pela ANAMACO são fundamentalmente ações junto ao governo federal, nas quais a entidade é sempre colocada a serviço da área de habitação, o que envolve desde os planejamentos do governo para o setor até programas de financiamentos.

    Outra ação mais institucional é no sentido de macromercado. A ANAMACO está sempre pensando no crescimento do setor e, um exemplo disso, é o próprio Prêmio Anamaco, referencial de mercado que oferece uma análise sobre a qualidade dos produtos, preços, atendimento, como se fosse um guia de orientação ao consumidor.

    Parte importante do complexo denominado de “ConstruBusiness”, que representa cerca de 16% do PIB brasileiro, o segmento de Material de Construção é constituído de cerca de 105 mil lojas. A Cadeia da Construção Civil emprega 15 milhões de pessoas, sendo 4 milhões diretamente e com um expressivo poder multiplicador sobre demanda doméstica e um mínimo viés importador, com um superávit comercial de cerca de US$2,5 bilhões ao ano com bens e serviços.

    A ANAMACO tem em seu banco de dados cerca de 50 mil lojas cadastradas, das quais 56% estão localizadas no estado de São Paulo; 10% em Minas; 6% no Rio de Janeiro; 4,5% no Rio Grande do Sul; 4% no Paraná; cerca de 4% na Bahia e 3,5% em Santa Catarina.


    Serviço:

    ANAMACO

    Fone: (11) 3151-5822

    www.anamaco.com.br  

  • FECOMAC-PR

    Com a finalidade de promover a integração das ações e o fortalecimento do movimento associativo empresarial do setor de materiais de construção no estado do Paraná, nascia em 04 de Julho de 2000 a FECOMAC/PR (Federação das Associações de Comerciantes de Material de Construção do Estado do Paraná). 

    Uma entidade forte e reconhecida que é instrumento de união e de desenvolvimento, contribuindo para a organização do segmento, promove a troca de idéias entre os líderes das entidades, incentiva o aumento da consciência associativa empresarial regional e local.

    Entre suas principais ações estão o esforço para o combate a informalidade do setor, o combate à venda direta sem critérios, o pleito pela reforma fiscal e tributária e o esforço para a profissionalização do setor, oferecendo cursos, promovendo encontros e debates que contribuem para o enriquecimento e melhoria da gestão das empresas associadas, bem como dos quadros funcionais das lojas de material de construção.