Acomac Parana

Projeto social gera oportunidades de emprego

13/05/2019

Projeto social gera oportunidades de emprego

A ação é resultado de uma parceria da Acomac Grande Curitiba e a Prefeitura

Buscando qualificar a mão-de-obra e ajudar pessoas que tenham interesse em garantir uma posição no mercado de trabalho, a Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac Grande Curitiba), em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), promoveu um projeto social para formação de vendedores para as lojas de setor. O curso ocorreu no início de maio e formou 19 pessoas que ingressaram no mercado mais capacitadas.

 A diretora executiva da Acomac Curitiba e idealizadora do projeto, Patrícia Bernardi, conta que a iniciativa nasceu depois de analisar o cenário do mercado de construção civil. “Atualmente, temos muitas vagas em aberto nas lojas de materiais de construção, mas poucas pessoas capacitadas para ocupar estes cargos. Por isso, o projeto tem o objetivo de dar oportunidade para pessoas desempregadas que tenham interesse em garantir uma capacitação como vendedor”, aponta.

O projeto beneficia o vendedor tanto quanto quem o emprega. O dono da loja de  material de construção Santa Lúcia, Sérgio Novizki, apoia o projeto. “Não existe uma capacitação inicial em vendas e esse preparo muitas vezes ocorre no dia a dia na loja. O projeto veio em uma boa hora, pois colabora com a profissionalização do vendedor.  Para contratar, vou dar prioridade para uma pessoa que participou curso e acredito que pode também agregar seus conhecimentos à equipe”, complementa o empresário.

Conhecimento técnico e atitudes profissionais

Os participantes puderam contar com a participação de indústrias de materiais de construção que compartilharam conhecimentos técnicos sobre produtos. “É uma grande oportunidade para as empresas conseguirem contratar profissionais capacitados, antes mesmo deles entrarem no mercado, porque geralmente o vendedor chega sem nenhuma informação sobre o produto e quando ele sabe o que está vendendo fica mais fácil alcançar o nosso maior objetivo que é trazer soluções para o cliente”, destaca o representante comercial da Fortlev, Victor Pigatto, que participou das aulas. Além da Fortlev, também participaram vendedores da Votorantim, Quartzolit, Onduline, Krona, Isdralit, Fame, Tintas Alessi, Tintas Killing e Sasazaki.

Além de despertar o conhecimento técnico sobre os produtos, buscou-se ressaltar o quanto é importante a parte comportamental do vendedor. “Apresentamos técnicas de vendas e conhecimentos base de diversos produtos, mas também inserimos conteúdos para despertar a mentalidade de que cada um deve assumir a responsabilidade pela carreira ao buscar mais aperfeiçoamento e se tornarem vendedores diferenciados”, declara a coach especialista em Gestão de Pessoas, Sandra Zatoni, que ministrou o curso.

Há mais de 10 anos trabalhando na área de vendas, Nathália Corrêa decidiu participar do curso para ampliar o conhecimento. "Sempre gostei da área de vendas e quando apareceu essa oportunidade percebi que poderia conhecer um novo setor e qualificar ainda mais meu currículo. O curso foi além das técnicas porque aqui eu aprendi a lidar com o cliente e as dificuldades do dia a dia, além de sentir que estou mais preparada para concorrer com outros profissionais", afirma a participante do curso. 

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