Acomac Parana

Evento marca o início do Calendário da Acomac Grande Curitiba com dicas de vendas

Sebrae/PR

12/02/2019

Evento marca o início do Calendário da Acomac Grande Curitiba com dicas de vendas

Uma noite marcada por apresentação do calendário 2019, troca de informações e dicas para garantir um ano de crescimento.

 

Na noite de segunda-feira (11), a Acomac Grande Curitiba promoveu a  Abertura Oficial do Calendário 2019. O encontro contou com uma palestra do diretor de Cursos e Eventos da Sucesso em Vendas Academy, Marcio Godoy Pereira, que apresentou dicas de engajamento e melhorias de resultados para as vendas. Além disso, os participantes tiveram apresentação do cronograma dos eventos que estão programados para este ano. Participaram mais de 150 convidados, representando lojas e indústrias de materiais de construção de Curitiba e região metropolitana no auditório do Sebrae/PR.

O vice-presidente da Acomac, Emerson Stival, agradeceu os presentes, parceiros e associados. A diretora executiva, Patrícia Bernardi, apresentou detalhes do Calendário de 2019 e afirmou que este ano a associação está apostando no crescimento do segmento. “Estamos com expectativas muito positivas. Eu acredito que nosso país vai mudar e, com isso, temos oportunidade de ter ótimas conquistas no nosso setor”, declarou a diretora.

 

Palestra Especial 

A palestra foi o ponto alto da noite. “Eu achei os temas bem inovadores. Cada ano é diferente e neste o palestrante falou de forma bem espontânea”, contou Serli Borges, gerente da loja Benatto e Benatto de Itaperuçu. 

Representando a indústria Isdralit, Antônio Junior afirmou que, para ele, a palestra serviu como motivação para os projetos deste ano. “Além de mostrar um pouco da energia que entramos em 2019, a palestra apontou as oportunidades que podemos ter neste novo ano. Estávamos, inclusive, comentando com alguns colegas aqui que este é o momento de as coisas melhorarem e o evento despertou essa motivação em nós”, ressaltou. 

O tema da palestra foi “NovaMente”, buscando despertar nos participantes a iniciativa de propor a si mesmo atitudes que garantam um ano diferente. “Estivemos juntamente com a Acomac Curitiba desenvolvendo, trabalhando e capacitando pessoas para que possamos melhorar a nossa performance. Isso porque eu acredito que se cada um buscar mais aperfeiçoamento em sua área profissional podemos, juntos, ser empresas diferenciadas", incentivou Márcio Godoy Pereira. A seguir, apresentamos os principais tópicos abordados pelo palestrante.


Procure Mudanças

Aperfeiçoar a equipe de vendas e buscar mais informações é essencial em qualquer empresa. A mudança faz parte de um processo natural de nós como seres humanos. “Percebemos que muitas coisas estão mudando ao longo destes anos. A família, os costumes, as profissões, tudo tem mudado. Então precisamos abrir nossa mente para ‘procurar’ o que podemos mudar em nossa área. Assim trazemos inovação ao nosso setor”, comentou o palestrante.

A vida mesmo tem mudanças. Então, o que devemos pensar é "como eu uso a minha cabeça diante dessas mudanças?”. Que possamos refletir e não ter medo do “diferente”. 

 

Seja um consultor e não um simples tirador de pedidos

O profissional de vendas é mais do que um tirador de pedido, é um consultor de vendas. Ou seja, isso significa que precisamos ser proativos. Então atenda o seu cliente da melhor forma possível, tendo em mente que cliente não é somente aquele que entra na sua loja. “Mais do que um tirador de pedidos, o vendedor precisa ter excelentes perguntas, buscar mostrar ao consumidor que ele está ali para ajudar. Além disso, é preciso prospectar novos consumidores”, incentivou Márcio.

Trazer clientes para a loja: isso é o que muitas vezes não fazemos porque passamos tempo demais ocupado com a boa aparência da loja. Isso é importante, mas não basta ter uma boa aparência se não temos clientes. Então devemos investir em formas de atrair clientes até nossa loja e as mídias sociais podem nos ajudar com isso.

 

Modelo de negócios atrativo

Como a expectativa para este ano é melhorias no mercado, consequentemente a concorrência  vai aumentar. A partir disso, temos duas opções: ou melhoramos e procuramos evoluir a produtividade; ou então seremos “rebaixados” pelo concorrente e teremos que ser reconhecido somente por preço. Mas não precisamos baixar preço se proporcionarmos aos consumidores mais do que uma compra e sim uma experiência. “Os consumidores desejam ter experiências diferenciadas. Então garanta isso a ele”, destacou o palestrante.

 

Capacitação contínua

“Não existe ‘passe de mágica’ ou uma fórmula secreta para o sucesso. O que existe é trabalho e busca por capacitação. Então, buscar capacitação contínua é fundamental”, afirma Márcio. Precisamos parar e refletir em como nosso negócio estará no futuro. O palestrante ainda destacou: “barreiras não são barreiras, são oportunidades. Devemos aproveitá-las”.

Quando entendemos que o tempo passa muito rápido e que a hora de atingir nossas metas e objetivos é agora, providenciamos formas de nos capacitar. Isso também tem a ver pessoas, porque precisamos conhecer de gente para garantir ótimos relacionamentos com nossos clientes.

 

Autocrítica em relação a técnicas

Atualização constante depende de muitos pontos e um deles é ser autocrítico em relação as nossas técnicas. Assim analisamos nossas ferramentas e procuramos caminhar sentido àquilo que vai nos gerar resultados. “A autocrítica em relação a nossas técnicas precisa vir acompanhada de motivação. Antes de investir em indicadores eu preciso estar motivado para tal, que são resultados de atitudes”, afirma Márcio. 

 

Juntos somos mais fortes

O palestrante ainda trouxe dados para confirmar que temos crescido e a chance para ótimos resultados depende unicamente de nós. “Tivemos um aumento de 8,5% de crescimento no segmento em relação ao início de 2018, segundo a Anamaco. Então, o desafio de 2019 é fazer a mudança em nós mesmos. Por isso, afirmo que não começa lá fora, mas sim dentro de nós”, comentou Márcio. 

Para finalizar, o palestrante desejou sucesso nas vendas e incentivou a união entre os profissionais de materiais de construção. “Que juntos possamos fortalecer o segmento para tornar o varejo cada vez melhor. Fazendo sucesso há cada segundo, com certeza, teremos vendas extraordinárias”, finalizou.
 

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